SPED CONTÁBIL ECD 2016/2017: Guia Configuração Protheus

Roteiro validado em nossos clientes por nossa equipe técnica, onde já concluímos a entrega do SPED CONTÁBIL ECD 2016/2017 com sucesso usando o sistema Protheus TOTVS® (v.11.5 e v.11.8).

Considerações sobre o ambiente Protheus para geração do SPED ECD:

  • Utiliza-se o sistema Protheus v.11.5 ou v.11.8 devidamente atualizado
  • DBAccess atualizado
  • O módulo contábil está em uso e o Exercício 2016 apurado Lucros e Perdas
  • O SPED Contábil foi gerado a partir do sistema Protheus com a indicação das contas referenciais vinculadas.

Passos para a geração do SPED CONTÁBIL ECD 2016/2017 no Protheus

Alguns passos serão realizados a partir do sistema Protheus, e os procedimentos finais serão realizados no próprio PVA da Receita Federal.

MODELO TÉCNICO ESCRITURAÇÃO ECD

• Efetuar o backup da pasta SYSTEM
• Efetuar o backup do RPO
• Efetuar Dload dos pacotes do SPED Contabil ECD
• Aplicar o patch 01_PACOTE_DE_CORRECAO_372667_MSERV-4676_11.80.ZIP
• Executar compatibilizador UPDCTB
• Copiar os arquivos .XML
• Conferir os objetos criados/alterados com a documentação do pacote de atualização.
• Aplicar o patch 01tuls08.zip, (para solucionar erro em comando SQL)
• Se certificar que foi efetuado a Apuração de Resultados do ano a ser escriturado pela rotina no módulo Contabilidade Gerencial
• Emitir relatório de Lançamentos com Diferença
• Emitir balancete para se certificar que as contas de Resultado estão zeradas.
• Efetuar o Reprocessamento de Saldo
• Efetuar o Reprocessamento de Saldos compostos
• Verificar se todas as contas estão com o Campo CT1_NTSPED preenchido
• Verificar se todas as contas contábeis ANALITICAS estão referenciadas
• Verificar com o Contador da empresa se o plano de contas referencial é o correto quanto ao regime de tributação da empresa
• Atentar ao Calendário Contabil, se anual ou trimestral
• Executar dentro da Escrituração do Sped Contabil a “Verificação da Base”
• Executar o Roteiro Operacional de Escrituração.

ROTEIRO OPERACIONAL SPED CONTÁBIL ECD 2016/2017

Tela inicial do Wizard de Escrituração.

Tela inicial do Wizard de Escrituração.

Tela para escolha da empresa a gerada a escrituração.

Tela para escolha da empresa a gerada a escrituração


Na tela abaixo posicione na Escrituração a ser executada (ECD/ECF).
inicialmente execute a primeira opção (Verif. Base), para que seja verificado as condições essenciais para escrituração do SPED. Após eliminar as ocorrências que serão apresentadas, você estará apto para geração da escrituração.
Clique na opção INCLUIR, que será exibido novo Wizard para geração da escrituração.

Na tela abaixo posicione na Escrituração a ser executada

Para o SPED 2016/2017 escolha o Layout 5 e responda o novo Wizard

Para o SPED 2016-2017 escolha o Layout 5 e responda o novo Wizard

Para o SPED 2016-2017 escolha o Layout 5 e responda o novo Wizard 2

 

Note que a tela é repetitiva, mas escolha s opções Sped Fiscal e Layout 5

Note que a tela é repetitiva, mas escolha s opções Sped Fiscal e Layout 5

Escolheremos a opção “Com Centralização”
Escolheremos a opção “Normal” pois se trata da escrituração anual.
Escolheremos a opção “Inicio no primeiro dia do ano”, pois estamos escriturando o ano de 2016
Informe se a empresa possui NIRE
Informe se a empresa está escriturando  a entrega normal (Original) ou se está retificando.
Informe se a empresa está escriturando  a entrega normal (Original) ou se está substituindo.
se estiver substituindo, informe o HASH e a NIRE de Escrituração substituída
Informe se a empresa é de Grande Porte e se ela Participa de SCP

Escolheremos a opção Com Centralização

Escolheremos a opção Com Centralização 2

Escolheremos a opção Com Centralização 3

Escolha o Plano de Contas Referencial, caso tenha alguma dúvida fale como Contador para que ele indique o planoo correto.
Informe a Moeda da Escrituração
Informe se a escrituração é consolidada.

Escolha o Plano de Contas Referencial, caso tenha alguma dúvida fale como Contador para que ele indique o planoo correto.

Escolha o Plano de Contas Referencial, caso tenha alguma dúvida fale como Contador para que ele indique o planoo correto. 2

Escolha as filiais disponíveis para escrituração e informe qual é a Matriz

Escolha as filiais disponíveis para escrituração e informe qual é a Matriz

Informe se há outras inscrições
Informe a Unidade Federativa da Empresa
informe o nr. da Inscrição Estadual

Informe se há outras inscrições

Informe a Escrituração, normalmente usamos a GERAL
informe o nr do Livro, veja a sequência com o Contador, pois caso informe o número errado, será necessário efetuar a retificação da numeração.
informe a Natureza do Livro, normalmente é DIARIO GERAL

Informe a Escrituração, normalmente usamos a GERAL

Informe o período inicial e final de escrituração
Informe a data de apuração do resultado
Informe o calendário referente ao ano da escrituração
Informe a moeda da escrituração
Informe o Tipo de Saldo da escrituração.
Informe a Conta Inicial e a Final da escrituração.
Informe o Plano de Contas Referencial que será utilizada para a escrituração

Informe o período inicial e final de escrituração

Informe o período Inicial e Final dos demonstrativos
informe a visão Gerencial do Balanço
informe a visão Gerencial do DRE
Caso tenha outras Demonstrações, indique o arquivo no formato .RTF na pergunta “OUTRAS DEMONSTRAÇÕES”
Caso tenha os saldos dos Centros de Custos conciliados, informe que “Processa Centro de Custo”
Informe o Tipo de Demonstração, normalmente a DMPL
Quanto as demais perguntas, deixamos o DEFAULT.

Informe o período Inicial e Final dos demonstrativos

Informe o período Inicial e Final dos demonstrativos2

Informe o período Inicial e Final dos demonstrativos3

Informe o período Inicial e Final dos demonstrativos4

Informe o período Inicial e Final dos demonstrativos5

Para geração do arquivo TXT, escolha a escrituração que foi eliminado todos os erros e as advertências e clique no botão “Gera Arq” e respondo Wizard seguinte.

Para geração do arquivo TXT, escolha a escrituração que foi eliminado todos os erros e as advertências e clique no botão “Gera Arq” e respondo Wizard seguinte.

Para geração do arquivo TXT, escolha a escrituração que foi eliminado todos os erros e as advertências e clique no botão “Gera Arq” e respondo Wizard seguinte2

Para geração do arquivo TXT, escolha a escrituração que foi eliminado todos os erros e as advertências e clique no botão “Gera Arq” e respondo Wizard seguinte3

Informe o nome do arquivo a ser gerado
Escolha o diretório para gravação do arquivo.

Informe o nome do arquivo a ser gerado

 

 

Esperamos ter ajudado.

Boa sorte.

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